Gravidez e parto

Cuidados para a gestante

Cuidado

 

Devido às grandes mudanças que acontecem durante a gravidez, a mulher é obrigada a alterar seus hábitos de vida. Oferecemos algumas dicas para lidar com eles. O corpo da mulher é feito para se adaptar às mudanças que acontecem durante a gravidez.

Mesmo assim, o organismo deve trabalhar muito para abastecer o bebê em desenvolvimento. Por isso é fundamental cuidar da nutrição e do exercício, a fim de aumentar a resistência, manter o nível de energia e diminuir o nível de desconforto. Durante a gestação, você consome mais energia, portanto, deve se alimentar bem para satisfazer as necessidades de ambos. Dentre os cuidados que são necessários levar em conta estão a ingestão de alimento (aumenta entre 200 e 300 calorias diárias) e o aumento de peso (entre 9 e 15 quilos), correspondendo em grande medida ao bebê, ao útero e ao líquido amniótico.

Embora a fase de gestação não seja ideal para começar uma dieta, é importante deixar de lado o mito de "comer por dois". Você deve comer até satisfazer seu apetite e pronto. À medida que a gravidez avançar, você verá que será cada vez mais custoso ingerir muita comida de uma vez. Por isso, é bom comer em pequenas porções com mais frequência. Tenha à mão alimentos saudáveis e nutritivos como frutos secos, bolachas de arroz, torradas, queijo de baixo conteúdo gorduroso, sucos sem açúcar, verduras e frutas secas.

A respeito do cuidado corporal, você deve saber que os hormônios da gravidez têm um forte efeito nos dentes, cabelo, unhas e pele. Você pode ter algumas mudanças temporárias, como o abrandamento das gengivas, devido à progesterona. Como elas sangram com facilidade, tem que cuidar dos seus dentes e gengivas. Visite o dentista ao começar a gestação e informe a ele que está grávida para tomar as precauções com os raios X, que podem afetar o desenvolvimento do bebê.

Seu cabelo pode mudar de liso para cacheado e vice-versa. Além disso, a gravidez costuma prolongar a fase de crescimento, engrossando o cabelo fino e tornando ressecado o grosso. Você também pode sofrer queda de cabelo, o qual é possível que aconteça depois do parto. Mas não fique preocupada. Ele voltará a crescer.

Quanto às unhas, elas crescem mais rápido, mas quebram mais facilmente durante a gravidez. Por isso é recomendável mantê-las curtas e usar cremes hidratantes para elas não ficarem ressecadas.

A pele se torna luminosa devido aos estrogênios, mas se sua pele for seca, ela ficará ainda mais seca. Se for oleosa, ficará ainda mais oleosa. No rosto e pescoço podem aparecer manchas escuras (melasma), que podem desaparecer posteriormente. Todas as peles aprofundam sua coloração. Os mamilos adquirem um tom escuro e aparece uma linha embaixo do umbigo em tom marrom. Também os capilares do rosto dilatam (nevus araneos). Todos estes efeitos desaparecem com o tempo.

É comum que apareçam estrias no ventre, coxas e peitos devido à escassez de proteínas na pele por causa do elevado nível de hormônios da gestação. É por isso que, muitas vezes, é inútil tratá-las com cremes ou óleos. A maioria desaparece depois do parto.

Um problema constante é a fadiga, que é de grande intensidade, sobretudo no primeiro trimestre e nas últimas 8 semanas. Trata-se de um esgotamento físico tão marcado que a mulher sente que não tem energia para nada. Nas primeiras fases, a mulher costuma estar sedada pelos altos níveis de progesterona e o metabolismo se acelera para satisfazer as necessidades do bebê. Depois, o cansaço surge porque o corpo trabalha 24 horas e há um peso extra que transporta, o qual faz com que o coração, os pulmões e os músculos trabalhem mais.

Para lidar com todas estas mudanças, recomendamos: