Gravidez e parto

A importância da paternidade

Pais

 

Ser um pai presente durante a gestação e o período de criação é fundamental. A paternidade deixou de ser entendida só como uma figura provedora responsável de fornecer um lar seguro e alimentação para passar a ser um eixo fundamental dentro do desenvolvimento familiar. Isto faz muito bem aos homens, porque lhes permite relaxar e expressar seus sentimentos acerca da gestação, o que é que eles pensam a respeito disso e quais são suas principais dúvidas. Isto permitirá dissipar essas dúvidas à medida que as comentam com seus amigos que já são pais ou inclusive com o ginecologista que está atendendo a sua parceira.

Além disso, poderão saber quais expectativas deveriam ter sobre os momentos mais importantes do período de gestação, parto e lactância e quais desafios vêm pela frente.

De fato, um pai que se ocupa ativamente da criação ajudará o casal a sentir-se mais junto no momento de enfrentar todas as situações novas que acarreta o fato de ter um filho.

Também é lógico que o pai sinta a necessidade de expressar aquilo que está sentindo, à medida que passam os meses e o nascimento do bebê se aproxima. É importante que eles se permitam expressar tanto os sentimentos de vulnerabilidade como os de felicidade. Isto fixará as bases para ser um pai mais ativo.

Pai, nunca esqueça de que, inclusive antes de nascer, seu filhinho precisa realmente que você esteja presente a todo o momento, porque você é uma pessoa importante na vida dele e ficar com você é reconfortante e tranquilizador para ele.

Dê-se o tempo para compartilhar com calma e em total tranquilidade com seu bebê, o qual será obviamente uma forma eficiente de demonstrar o carinho que sente por ele. Por exemplo, você pode participar na alimentação do filhinho quando ele já toma sua mamadeira, já que uma prática tão simples como esta lhe permitirá estabelecer fortes e permanentes vínculos com seu bebê.

Embora não acredite nem seja um costume muito enraizado em nossa sociedade, é bom saber que um pai pode ser a pessoa que se encarregue do bebê a maior parte do tempo, como acontece com algumas famílias que escolhem essa situação.

Tente ver a paternidade como um papel no qual você melhora à medida que explora as possibilidades que existem quanto aos tipos de criação e relacionamento pai-filho. Uma boa forma de avançar neste tipo de conhecimento é tomar as experiências positivas de sua história familiar e enriquecê-las de maneiras em que, talvez, seus pais, devido a que viveram em outra época, jamais teriam pensado nelas.

Lembre-se de que ser pai é algo que você aprende com a prática, quanto mais tempo dedicar ao seu bebê, mais rápido aprenderá a detectar quais são suas necessidades. Uma boa alternativa para isso é que, de vez em quando, você fique a sós com ele no quarto para observar seu comportamento cuidadosamente.