Gravidez e parto

Estimulação pré-natal do 3º trimestre

Desenvolvimento

 

Nos últimos meses de gravidez, o bebê já pode chupar o dedo, soluçar e perceber as mudanças do exterior. A estimulação pré-natal durante o terceiro trimestre de gravidez ajuda o bebê a se comunicar com sua família, focar sua atenção e identificar vozes e sons que provêm tanto do ventre materno como do exterior.

Nesta fase o sistema nervoso do bebê já está desenvolvido e pronto para começar a funcionar. Ele é capaz de abrir os olhos pela primeira vez, reage frente às mudanças de luz e pode seguir uma fonte luminosa.

À semelhança dos trimestres anteriores, é necessário realizar a técnica de relaxamento junto com a de visualização. Para isso, você precisa vestir roupa confortável e escolher um lugar de sua casa com iluminação tênue, música suave e que disponha de uma cama ou de uma poltrona também confortável. Você se coloca em uma posição agradável, preferentemente sentada. Fecha seus olhos, começa a respirar lenta e profundamente, depois exala, focando só em sentir a música que a relaxa.

Imagine-o em seu abdômen, pronto para sair e conhecê-la. Você consegue ver seu bebê agasalhado e de forma confortável. Nesse momento você fala para ele que o ama e envia muitos pensamos positivos para ele. Você pode contar para ele que está sentindo temor ou ansiedade por sua chegada, mas que, ao mesmo tempo, está muito feliz, que só deseja abraçá-lo para continuar dando o amor que já lhe entregou durante todos esses meses.

Estimulando a visão

Descubra seu ventre frente a uma fonte de luz - pode ser uma janela em um dia ensolarado ou uma lâmpada durante a noite-, você deixa passar 10 segundos e cobre seu abdômen.

Quando sua barriga estiver descoberta, conte para ele que se trata da luz do dia se assim preferir: "filho, esta é a luz do dia". Pelo contrário, quando cobrir o ventre, fale para ele que se trata da escuridão ou da noite: "bebê, está é a escuridão" ou "filho, esta é a noite". Lembre-se que pode chamá-lo por seu nome caso já o tenha decidido ou também por um apelido amoroso com o qual o tenha identificado durante a gravidez.