Gravidez e parto

Como saber se eu estou ovulando?

Saúde

 

Caso você esteja planejando ficar grávida, a primeira coisa que deve saber é quais são seus dias mais férteis, quer dizer, os dias durante os quais você ovula. Durante a ovulação, o ovário libera um óvulo maduro que vai para as Trompas de Falópio onde acontece a fecundação.

Em mulheres com ciclos regulares de 28 dias, o dia fértil ou de liberação do óvulo é o dia 14; mas se você tiver um período irregular, a faixa em que poderia ovular pode ir entre os dias 12 e 16. Para saber quando é sua data fértil, você deve ter total clareza a respeito da duração de seu ciclo.

Embora soe um pouco complexo identificar uma data que não seja fixa e que também varia de mulher a mulher, a verdade é que nem é tanto assim, porque a natureza, que é sabia, oferece sinais claros de que alguma coisa está acontecendo.

Sinais da ovulação:

● Leve dor na zona ovariana:

Um dos sinais físicos mais claros de que você está ovulando é o desconforto estomacal. Vinte por cento das mulheres sentem dores na parte baixa do estômago que podem durar uns minutos ou, inclusive, algumas horas. Estas acontecem dias antes da menstruação e são causadas pela atividade dos ovários.

● Abundância de muco vaginal:

Nos dias prévios à ovulação, a quantidade do fluxo aumentará consideravelmente e também sua textura mudará. Estas mudanças acontecem devido ao aumento nos níveis do estrogênio. Algumas pessoas comparam o fluxo que é produzido durante a ovulação com a clara de um ovo cru, porque o fluído se torna mais claro, flexível e escorregadio para favorecer a transportação dos espérmios através do colo uterino até chegar às Trompas de Falópio. 

● Mais sensibilidade nos peitos:

Você pode sentir sensibilidade, tensão e até dores em seus peitos durante a ovulação.

● A temperatura corporal aumenta:

Durante a ovulação é produzida a progesterona que aumenta a temperatura corporal entre 0,5°C e 1°C. Para poder perceber se isso realmente aconteceu, você deve ser rigorosa e medir sua temperatura pelas manhãs ao acordar, porque qualquer movimento pode aumentá-la. Os especialistas aconselham que seja utilizado sempre o mesmo termômetro e que a forma de medi-la seja oral ou retal, permanecendo com o termômetro ao redor de três minutos. Além disso, você deve ter uma folha onde anotar suas medições diariamente e, assim, ver sua ovulação, o qual permitirá visualizar o padrão que seu ciclo segue e a data de ovulação. É normal se no dia anterior à ovulação acontece um descenso na temperatura. Não fique preocupada, porque o dia da liberação do óvulo voltará a aumentar. Alguns dias depois de que a ovulação aconteceu, a temperatura voltará a ser igual àquela do período pré-ovulatório. Se ela não descer, é provável que você esteja grávida.

● Maior desejo sexual e mais energia em geral:

Muitas mulheres incrementam seu apetite sexual durante a ovulação. Porém, não é um sintoma muito claro, pois outras mulheres experimentam o contrário: a ansiedade que gera o desejo de conceber o quanto antes pode causar a diminuição do desejo no casal.