Gravidez e parto

O que pode e não pode fazer na gravidez

Cuidado

 

Um dos momentos mais especiais na vida de qualquer pessoa é a descoberta da gravidez, não é? Entre tantos mitos que envolvem esse momento, algumas mamães podem ficar em dúvida em relação alguns assuntos específicos.

Por isso, Babysec separou 5 dos maiores mitos e verdades do que pode e não pode fazer durante a gestação. Confira: 

 

1- Pode pintar o cabelo?

Sim! Mas, as tintas devem ser sem amônia e devem ser feitas após o primeiro trimestre da gravidez (12 semanas). Isso porque durante os primeiros meses da gestação acontece a formação do feto e para evitar a má formação é altamente recomendado evitar as tintas que contém amônia.


2- Pode comer por dois?

Não é recomendado, ingerir muita comida durante a gestação pode prejudicar a mãe e o bebê. Com acompanhamento do médico e nutricionista, é recomendado manter uma alimentação saudável e evitar a ganha de peso desnecessária.

 

3- Pode viajar de avião?

Sim, até o 8º mês de gestação pode viajar normalmente! A atenção deve ser redobrada em caso de viagens longas, a dica nesses casos é usar meias elásticas e tentar circular durante a viagem para evitar o risco de tromboembolismo.

 

4- Pode comer carne malpassada?

Não é recomendado, nesses casos aumentam o risco de contaminações e de toxoplasmose. Além disso, as carnes que não estão bem passadas podem transmitir infecções e podem ser perigosas durante a gravidez.

 

5- Pode tomar refrigerante?

Não há contraindicações de tomar refrigerante, mas por uma questão de saúde é recomendado que, durante a gravidez, os refrigerantes sejam substituídos por sucos naturais que contém menos sódio e açúcar que são prejudicais a saúde.