Gravidez e parto

7 mitos sobre a gravidez

Dicas

 

É normal que durante a gestação você tenha muitas dúvidas sobre quais alimentos pode consumir ou não, por isso, gostaríamos de compartilhar com você os 7 mitos mais comuns nesta fase.

Mito 1: durante a gestação é necessário comer por duas pessoas.

Durante a gestação não é preciso comer o dobro, e sim comer saudavelmente. Uma alimentação completa e variada garantirá que você receba os nutrientes principais para o desenvolvimento do bebê. Sempre é aconselhável procurar assessoria com um nutricionista, já que sua alimentação também dependerá da atividade física que exercite ou das doenças prévias que você possa ter.

Mito 2: a comida apimentada prejudica o bebê..

A comida apimentada não afetará o bebê, e sim seu estômago, que é mais sensível a este tipo de comida. Se você desfrutar de comida apimentada e não tem os incômodos mencionados, pode temperar seus alimentos sem problemas.

Mito 3: depois dos três primeiros meses, é possível beber álcool.

Embora o maior risco de malformações aconteça durante o primeiro trimestre, consumir álcool depois desse período pode causar problemas de crescimento no bebê ou parto prematuro, portanto, recomenda-se não consumir álcool em nenhum período da gestação. Lembre-se que aquilo que você ingere, também ingere o bebê.

Mito 4: os vegetais com sabor intenso são ruins para o bebê.

Tal como as comidas apimentadas, estes alimentos não prejudicam o bebê. Aliás, alguns deles, como o brócolis e a couve-flor são ricos em ácido fólico, o qual previne malformações do sistema nervoso, e também proporcionam vitaminas C e E. Porém, é normal que você fique mais desconfortável e sensível a formar gases.

Mito 5: uma mulher grávida não deve consumir carboidratos durante a gestação.

O que você deve evitar são os carboidratos simples. Estes estão, sobretudo, em bolos, doces e outros produtos com açúcar refinado. Embora possa sentir desejo de vez em quando, evite consumi-los diariamente e prefira os carboidratos complexos que estão nos pães integrais, cereais e arroz integral. Estes alimentos são uma ótima fonte de vitamina, minerais e fibra.

Mito 6: durante a gestação, não é bom consumir cafeína.

A cafeína, da mesma forma que o álcool, pode afetar o bebê em seu estado de ânimo, já que é um estimulante. Uma xícara de café pela manhã está bem, mas duas ou mais podem fazer com que o bebê fique irritado, além de que o excesso de cafeína inibe a absorção do cálcio. Prefira café descafeinado caso não possa evitar consumir café.

Mito 7: as mulheres grávidas não devem consumir peixe.

Fala-se muito do peixe durante a gestação devido ao mercúrio ou à possibilidade de contrair alguma doença. Recomenda-se consumir com moderação e evitar a todo o custo o peixe cru. Prefira comidas ao vapor ou no forno e diga “não” ao peixe frito devido a seu alto conteúdo gorduroso.

Lembre-se sempre de consultar seu médico caso tenha alguma dúvida sobre sua gestação. Você já conhecia todos estes mitos? Conte-nos!