Gravidez e parto

Qual a idade perfeita para ter um bebê?

Saúde

 

Nem científica nem psicologicamente é possível falar de uma idade ideal ou perfeita para ficar grávida, mas é certo que cada fase da vida tem suas vantagens e desvantagens no momento de ter um filho.

Aos 20 anos

Quando você tem entre 20 e 30 anos, há dois fatores muito importantes a seu favor: a biologia e o tempo. Nesta idade, seu organismo está em ótimas condições para conceber e, além disso, ainda você tem bastante tempo pela frente para ter mais filhos, se quiser.

Portanto, se focarmos estritamente nas condições biológicas, esta é a melhor idade, não só para ficar grávida, mas também para levar à frente o processo completo de sua gravidez. Conforme os especialistas, a idade média em que uma mulher está no momento de maior fertilidade é aos 24 anos.

Aos 30 anos

Para muitas mulheres, adiar a gravidez até os 30 anos representa uma grande vantagem, sobretudo no âmbito social e profissional.

Há diversos fatores que explicam esta decisão, entre eles, a possibilidade mais universal de acessar anticoncepcionais eficazes, o desejo de consolidar seu desenvolvimento profissional e de ter filhos quando tiver atingido uma maior estabilidade econômica.

Por isso, são muitos aqueles que acham que o melhor período para a gravidez é entre os 30 e 40 anos, já que a mulher está mais bem preparada para ser mãe, devido a que existe um equilíbrio entre juventude e maturidade. Além disso, é mais provável que você já tenha se consolidado tanto no âmbito profissional quanto em sua relação de casal, o qual representa uma base sólida para iniciar uma família.

Aos 40 anos

Sem importar quais sejam os motivos para ter adiado sua primeira gravidez até este momento, com certeza, você estará preocupada com a fertilidade e a gravidez depois desta idade. Você já saberá que suas chances de ficar grávida neste momento são significativamente inferiores que alguns anos atrás. Depois dos 45 anos, as chances se reduzem ainda mais e aumentam consideravelmente os riscos de aborto espontâneo e anomalias cromossômicas.

Porém, existem algumas vantagens de ser mãe nesta idade. Não deve dramatizar a situação porque, sem dúvida, há uma grande vantagem: a experiência que você acumulou ao longo destes anos. Uma vida de casal de longa data proporcionará uma base firme para formar uma família.