Bebês 1-3 Anos

Sapatos adequados para cada fase do bebê

Dicas

 

É entendível que no momento de escolher o sapato certo para sua criança, você tenha algumas dúvidas, já que ao ir a uma loja pode encontrar centenas de modelos e diferentes cores. Por isso, é muito importante saber o que considerar no momento de escolher o sapato ideal para cada fase que seu bebê viva, já que o calçado influirá no desenvolvimento do pé dele.

Para escolher os primeiros sapatos de seu bebê, o mais importante é o conforto, já que aqui só cumprirão a função de agasalhar ou complementar uma roupa que tenha escolhido para ele. Por isso, devem ser delicados e confortáveis, sem costuras. Em geral, são feitos de tecido, lona ou entrelaçado como o croché. De todas as formas, o ideal nesta fase é que seu bebê esteja descalço e que use meias ou sapatos para protegê-lo do frio ou para sair a passeio.

Quando seu bebê começar a engatinhar, precisará de um sapato que o proteja de atritos e golpes, já que começará a explorar por diferentes superfícies. Continuarão sendo confortáveis e brandos, mas deverão incluir reforços na ponta e no calcanhar para não machucar os dedos ou a borda do pé, produto de suas novas aventuras. Já quando o bebê começar a ficar em pé afirmando-se sobre móveis e iniciar seus primeiros passos, você pode procurar uma sola com mais forma e com base antideslizante para ter melhor aderência. Deverá considerar que tenha bordas reforçadas para que proporcionem maior proteção. Este sapato deve dar equilíbrio, sendo a mistura perfeita entre flexibilidade e segurança.

Quando a criança já caminhar, recomenda-se um sapato com arejamento e antideslizantes que não sejam pesados para que siga deslocando-se com liberdade. Continuarão sendo reforçados para protegê-lo dos golpes e a sola pode ser de couro ou goma, permitindo assim flexionar o pé. Além disso, é recomendável que possua um molde largo para que não pressione o pé, que está em constante crescimento.

Como recomendação, deve experimentar os sapatos com as meias colocadas, idealmente pela tarde, visto que durante o dia o pé do bebê fica mais inchado. Deve ficar a uma distância mínima entre 1 cm e 1,5 cm entre seu dedo mais comprido e o sapato. Você pode pressionar suavemente a ponta do sapato para garantir que não aperte. Além disso, recomendamos evitar cadarços, pois a criança poderia tropeçar ou cair, prefira pelo modelo com o velcro ou travas que se abram o suficiente para enfiar o pé com comodidade.

Como sempre, indicamos a supervisão de seu bebê nesta fase em que adquirem maior liberdade e sua curiosidade é ilimitada, assegurando os espaços para que possa explorar e praticar com segurança sua nova conquista.