Bebês 1-3 Anos

Meu filho desenha nas paredes, o que eu faço?

Jogos

 

O período entre os dois e os quatro anos é uma fase na qual a criança tem adquirido certa independência, então começa a exploração para desenvolver a criatividade. Se você já se deparou com a surpresa de uma parede riscada, evite castigar ou repreender seu filho, porque é um impulso natural que lhes custa dominar.

Para a maioria dos crianças, pintar ou desenhar é muito divertido e podem criar sob uma folha de papel e ao se empolgarem podem transferir para a mesa, cadeiras e inclusive paredes. Por isso, é muito importante a supervisão durante o momento criativo para que possa ser guiado e, assim, estabelecer alguns limites sem bloquear seu desenvolvimento, seja que ele goste de desenhar sentado ou em pé, e isso permitirá que ele desenvolva sua habilidade motora fina ou grossa, respectivamente.

Para conseguir que seja uma fase divertida para todos, você pode instalar uma lousa no quarto dele e delimitar bem a área de desenho, explicando e acompanhando-o quando ele deseje pintar. Lembre-se de que, embora os lápis sejam uma ótima forma de desenvolver a criatividade, também podem ser perigosos se eles correm ou os levam à boca.

Caso deseje lhe dar total liberdade, existem as pinturas lousa, com as quais pode decorar todo o quarto. Estas pinturas permitem desenhar nelas e depois limpar para começar de novo.

Procure sempre deixar os materiais em uma caixa ou mochila para ajudá-lo a organizar a área de brincar e que, uma vez finalizada a atividade, você deve incentivá-lo a ordenar.

Pintar favorece a criatividade, melhora as capacidades de concentração e os torna mais comunicativos ao poder se expressar através de desenhos. Também é uma orientação de como seu filho está psiquicamente, já que através do desenho, ele demonstra suas emoções.