Recém Nascidos

Peso nos recém-nascidos

Saúde

 

O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.500 e 4.500 gramas (95%), sendo a média de 3.400 gramas. O peso nem necessariamente tem a ver com a qualidade da saúde do bebê. Caso seu bebê tenha nascido em tempo e pese menos de 2.500 gramas, isto pode ser causado por:

Perda de peso do recém-nascido

Se depois de nascer, o bebê perdeu peso, não se preocupe: é natural que exista uma perda de peso. De fato, os bebês perdem entre 7% e 10% durante os primeiros 5 dias, devido à perda de fluídos depois do nascimento e ao pouco alimento que consomem no início. Inclusive, acontece que os bebês amamentados no peito perdem mais peso que aqueles que tomam fórmula.

Além disso, depois de uma semana, a maioria dos recém-nascidos deixam de perder peso. Caso isso não aconteça, consulte seu médico se ele precisa de um reforço da lactância e de complemento. Se o bebê pesa menos de 3 quilos, é mais estável, enquanto que se ele pesar mais de 4 quilos pode demorar mais em recuperar seu peso de nascimento. Como a lactância é tão importante para o sistema imunológico do bebê, não deve deixar de amamentar sem uma prévia recomendação médica. Depois desta primeira semana, o bebê começará a recuperar seu peso de nascimento, inclusive ganhando mais depois da segunda semana.