Recém Nascidos

O primeiro dia com seu bebê

Cuidado

 

Com certeza, você está impaciente para conhecer seu bebê e saber o que ele fará quando a veja. A seguir, você encontrará algumas ideias de como pode ser este encontro e saber o que esperar dele.

  • Geralmente, um recém-nascido é muito pequeno e seus traços estão pouco definidos, devido ao parto. Por exemplo, sua cabeça pode estar levemente pontiaguda e ser maior que o resto do corpo.
  • Também é possível que a criança tenha um aspecto encolhido, devido a ter estado 9 meses nessa posição dentro do útero. À medida que crescer, suas extremidades se verão normais e suas unhas ficarão mais duras.
  • A respeito da pele, é muito provável que tenha uma cor roxa. Também é possível que ele esteja recoberto de uma substância sebácea branca (vérnix caseoso), que protege a pele do bebê do contato com o líquido amniótico quando ele esteve dentro do útero. Esta substância sai com o primeiro banho. Também pode ser que a pele dele esteja enrugada ou que tenha uma espécie de pelo suave, chamada de lanugo (pelinhos muito finos que crescem no feto quando está dentro do útero) e que desaparece em 1 ou 2 semanas.
  • Às vezes, acontece que os recém-nascidos têm erupções, manchas vermelhas ou brancas durante os primeiros dias de vida. O doutor o examinará para garantir que qualquer mancha ou erupção seja normal.
  • Depois de algumas semanas, o bebê se verá muito diferente. Seus braços e pernas se estenderão e mudará o tom da pele.
  • A respeito de seu comportamento, o mais provável é que ele observe tudo. Pouco depois de nascer, ele abrirá seus olhos e começará a estudar os rostos de seus pais. Inclusive pode se movimentar quando reconheça certas vozes.
  • Lembre-se de que já pode utilizar seus sentidos, incluindo o olfato e o tato, o qual fortalecerá o vínculo com você. Ele chorará, dormirá e a olhará fixamente. No começo, sua vista é turva, mas é capaz de identificar os rostos. Também pegará seu dedo e procurará seu peito.
  • Este estado de alerta será seguido por um sono de umas 24 horas. Você deve acordá-lo para alimentá-lo a cada 2 ou 3 horas, assim ele ficará acostumado a amamentar. Além disso, estará fomentando a subida do leite.
  • Quanto a seus sentimentos, você ficará impressionada com a chegada de seu bebê. Isto envolve uma mudança de vida tão grande que pode experimentar diversos sentimentos, como temor e felicidade. Leve em conta que as mudanças de humor podem ser repentinas e imprevisíveis. Além disso, você se sentirá esgotada física e emocionalmente.
  • Cada caso é diferente. Você pode esquecer tudo ao ver seu bebê, como também pode sentir ansiedade, tristeza ou até depressão pós-parto. É fundamental que comunique suas emoções a um profissional para que possa ajudá-la.
  • Quando os amigos e a família forem visitá-la, é bom que mantenha este primeiro dia o mais simples possível. Alguns amigos ou familiares podem se comunicar com os demais, para que você possa descansar com seu bebê. Também deve se preocupar para que o ambiente seja agradável, portanto, é bom restringir as visitas aos mais próximos, sobretudo à família, para que criem laços com o bebê. Não se esqueça de que se muitas pessoas entram no quarto, elas podem passar alguma infecção ou doença. Por isso, deve garantir que os visitantes não estejam doentes e que lavem suas mãos antes de tocar o bebê.
  • Aproveite desde o primeiro dia para conhecer seu bebê e desfrutá-lo, já que começa uma fase completamente nova.