Pais hoje

O esporte protege as crianças da depressão

Cuidado

 

Até há pouco tempo existiam algumas patologias ou transtornos que só eram associados ao mundo dos adultos. A depressão, por exemplo, era uma deles. Hoje, nós sabemos que inclusive as crianças podem sofrer dessa doença sem que exista, no princípio, uma causa determinada. Como pais, temos que prestar atenção ao comportamento dele, se ele come pouco ou não tem vontade de comer, se não brinca e se você percebe a ele choroso ou triste, é momento, então, de consultar um médico. É necessário descartar qualquer mal-estar físico ou doença em primeiro lugar para, depois, focar nas emoções dele.

São muitos os estudos que foram feitos acerca da depressão nos adultos e as formas de evitar a doença. Um deles é a prática de esporte ou realizar qualquer tipo de exercício físico. Além de resultar muito beneficente para nosso corpo, também é para nossa mente e emoções, pois dá a possibilidade de socializar.

                 

                    "As crianças mais ativas têm menos risco de depressão".

 

Uma vida sedentária não só pode trazer problemas sérios para nosso corpo, tais como obesidade ou problemas cardíacos, mas também para nossas emoções. Sempre é bom começar a gerar bons hábitos desde cedo, por isso oferecer atividades físicas variadas às crianças é uma ótima ideia. Isso ajudará a que eles queimem energias e fortalecerá seu corpo enquanto se divertem e fazem novos amigos.

É possível que, no início, não seja fácil encontrar um esporte ou atividade que ele goste. Daí a importância de experimentar diferentes tipos e não ficar com a ideia de que ele não gosta de esportes ou que não é para ele já desde a primeira tentativa.