Pais hoje

7 formas de estimular a aprendizagem da leitura

Educação

 

O aprendizado da leitura nos mostra um mundo desconhecido até agora. Caso você já tenha começado com este processo, propomos para você sete formas de ajudá-lo.

A escrita constitui os alicerces e oferece ferramentas que ajudam a ficarmos mais próximos ao conhecimento, por isso faz parte importante do desenvolvimento do pensamento e do estímulo da inteligência.

Antes de pensar em qualquer atividade para estimular o aprendizado da leitura e escrita, devemos nos perguntar se ele realmente está preparado para isso. Uma das principais pistas que os pais tem é o interesse da própria criança. Não devemos procurar que a criança leia antes de estar preparada, pois esse processo depende em sua maioria do desenvolvimento neurológico dele e esse desenvolvimento não obedece às leis de intencionalidade. Isto é, nossa criança não irá amadurecer como e quando nós decidimos.

É importante salientar que saber traduzir o código a palavras ou, caso contrário, saber codificar os sons em suas correspondentes grafias, não indica que a criança saiba ler ou escrever. É verdade que é um enorme passo na vida deles o fato de poder dizer em voz alta aquilo que estão lendo, mas uma criança não será um leitor competente até não ser capaz de entender aquilo que lê.

Como estimular o aprendizado da leitura?

  1. Primordial: não forçar o aprendizado. As crianças aprendem através de seus próprios interesses. Forçar a criança a aprender determinados conhecimentos que não lhe interessam pode causar o efeito contrário: tédio e desconforto.
  2. Assinale e leia tudo que tiver à mão, mostre que as letras fazem parte de nossa vida. Os cartazes das ruas, rótulos, cabeçalhos de cartas, etc. são bons aliados.
  3. Leia com ele. Leia em voz alta, clara e pausada, mostrando que desfruta de ler. Faça isso com todos os tipos de textos relacionados com os interesses dele. Não é necessário que leiamos um conto a cada noite, podemos ler uma carta, uma notícia, etc. Siga a leitura com o dedo. Dessa forma, a criança poderá associar o som com a grafia e confirmar e descartar suas suposições. Você pode se fazer de bobo: Olha! Eu fiquei na palavra casa e agora não consigo encontrá-la! Você consegue?
  4. Não faça com que ele fique entediado. Não repita uma e outra vez a mesma leitura, a menos que ele peça e coloque o tom de voz adequado nas narrações. Mantenha silêncio de suspense, faça qualquer coisa que mantenha o interesse no texto.
  5. Desafie a que eles percam o medo. A escrita espontânea é um dos indicadores principais de que a criança está aprendendo. Com certeza, no início não entenderemos aquilo que ele queira escrever, mas mesmo assim, temos que perguntar o que ele escreveu.
  6. Crie interesse, você pode fazer isso em quase cada ação diária. Lance mão das coisas que ele mais gosta, como instruções, explicações, etc.
  7. Brinque. Há vários jogos com letras ou palavras, sejam jogos orais como o "vejo, vejo" ou jogos com materiais físicos.