Deixando as fraldas

Quais são os sinais chaves que indicam que seu filho está pronto para deixar as fraldas

Desenvolvimento

 

Parece que foi ontem quando você trocou a primeira fralda do seu bebê e agora está se perguntando se ele já está pronto para ir ao banheiro sozinho. Embora não haja uma idade mágica em que as crianças estão automaticamente preparadas para deixar de usar fraldas, a maioria delas terá desenvolvido as habilidades físicas e cognitivas entre os 18 e os 24 meses.

Muitos pais decidem esperar até os dois anos e meio, quando é possível confiar mais no controle da bexiga. Também há crianças que não estão preparadas até terem quase 3 anos de idade, ou inclusive 4.

Para ajudar a determinar se o momento chegou, elaboramos uma lista dos principais sinais que indicam que sua criança está pronta. Lembre que se começar antes de sua criança estar realmente preparada, com certeza o processo será mais extenso. Antes dos 12 meses de idade, as crianças não podem controlar nem o xixi nem o cocô, e muitas delas que exibem sinais de que estão prontas fisicamente para ir ao banheiro, não podem controlá-lo realmente.

Inclusive as crianças que podem ficar secas durante o dia, podem demorar em criar o hábito de acordar para fazer xixi pelas noites e muitas deixam de ter acidentes noturnos só depois dos 5 anos. Você não tem que esperar até seu filho cumprir todos os requerimentos desta lista para começar a ensinar-lhe. O mais importante é que você perceba que, de forma geral, sua criança está se tornando independente e entende o que significa ir ao banheiro como os adultos.

Sua criança poderia estar pronta para deixar as fraldas se:

Sinais físicos

 

Sinais de comportamento

 

Sinais cognitivos