Deixando as fraldas

Conselhos para controlar o xixi durante a noite

Dicas

 

Em ocasiões, vemos como nossas crianças dormem muito profundamente pelas noites, tão profundo que nenhum barulho as alteraria. Nem sequer conseguem acordar quando surge a necessidade de fazer xixi, por isso acabam molhando a cama. Ao levantar, vemos que têm vergonha ou desconforto.

O termo médico adequado para nos referir à impossibilidade de controlar a urina é enurese, também conhecida como micção involuntária. Este problema acontece pelas noites. Quando ocorrer durante o dia recebe o nome de "enurese diurna".

Podemos dizer que existem dois tipos de enureses: a enurese primária e a enurese secundária. A enurese primária é aquela em que as crianças urinam pela noite desde bebês e a secundária aparece depois de um ano ou mais de ter aprendido a controlar a bexiga.

Lembremos que a bexiga é uma espécie de recipiente muscular para a urina que pode se expandir ou aumentar o tamanho quando a urina entrar e depois contrair quando for eliminada. Normalmente, os nervos da bexiga enviam uma mensagem ao cérebro quando estiver cheia. Nesse momento, o cérebro manda outra mensagem para evitar que esvazie de forma automática, até poder ir ao banheiro. Mas na etapa do sono, as crianças que sofrem de enurese fazem xixi de maneira involuntária.

Durante a noite, enquanto dormimos, é segregado um hormônio que se encarrega de reabsorver toda a água possível que existe na urina. Este hormônio é chamado de antidiurético e permite que a urina se concentre muito. Por este motivo, a primeira urina é muito escura e também é o encarregado de produzir menos quantidade de urina enquanto dormimos.

Podemos dizer que existem três motivos pelos quais as crianças fazem xixi pela noite. Em primeiro lugar, pode acontecer que o hormônio antidiurético não seja segregado, devido ao qual a urina não se concentre e continue fabricando mais durante o sono. Em segundo lugar, pode acontecer que a bexiga se contraia muito forte quando ficar cheia. E, finalmente, que não tenha a capacidade de fechar "a torneira" ou que não tenha acabado ainda de aprender a fazer isso.

Em muitos casos, é só questão de tempo de aprendizagem. Pensemos que algumas crianças podem aprender antes que outras. Seu processo de amadurecimento é diferente.

Os especialistas assinalam que fazer xixi enquanto estamos dormidos nunca é patológico. Só a partir dos sete anos de idade, se as crianças demonstrarem preocupação com o assunto, será necessário reeducá-las nessa conduta.

Além disso, não é correto não darmos de beber a elas antes de dormir ou durante o jantar. Isso não seria útil e só geraria que ficassem com sede. Lembre sempre que, caso tenha alguma dúvida, o melhor é sempre consultar com o pediatra o problema particular.