Bebês 1-3 Anos

É normal que meu filho se comporte melhor com outros que comigo?

Pais

 

Você deixa seu filho ao cuidado de outra pessoa e fica preocupada com a maneira em que ele irá se comportar. Mas, para sua surpresa, quando voltar, falam que ele se comportou super bem.

Não fique estranhada: as crianças costumam se comportar melhor com outros que com seus próprios pais. Esta é uma ótima notícia, já que significa que seu filho confia em você e tem a segurança de que, mesmo fazendo alguma travessura, não será rejeitado.

Em outro ambiente que não seja o dela, a criança não conhece os limites, por isso, é provável que duvide em pôr a prova uma pessoa que não sabe como irá reagir. Se for uma saída ocasional à casa de um familiar, é muito provável que não arrisque perder a possibilidade de repetir essa saída no futuro, portanto, evitará qualquer comportamento que faria com que você a repreenda em casa.

Do outro ponto de vista, para cuidadores ocasionais é mais fácil obviar os maus comportamentos de uma criança, porque é algo esporádico. Isto faz com que no final haja menos atritos e percebam que a criança se comporta bem ao serem os limites mais flexíveis. Lembre que é muito importante conversar com a pessoa que fica ao cuidado de seu filho, sobretudo se o cuidado for recorrente, para que eles apliquem as regras que você deseja e façam conhecer à criança seus direitos e obrigações.

Também é comum que contem para você que ele comeu toda a comida e com você essa seja uma luta de todos os dias. O motivo disso pode ser a imitação. Se ele estiver com outros meninos, copiará o que eles comem e como eles o fazem. Você será posta à prova por ele para ver se cede a uma recusa a comer, mas em outro lugar, ele não sabe o que esperar e só repetirá aquilo que outros fazem para causar uma boa impressão.

Então, não tome isso como algo pessoal. Como você terá percebido, esse bom comportamento com outros é simplesmente porque ele se sente mais inibido com pessoas desconhecidas e, por outro lado, sabe que você o ama demais e confia em que estará sempre ao seu lado, sem importar seu comportamento. Interessante, não é?

*Lembre-se de consultar o pediatra de seu filho caso tenha mais dúvidas sobre seu comportamento.