Bebês 0-1 ano

A saída dos primeiros dentes

Dicas

 

A saída dos dentes varia muito no tempo, porque algumas crianças podem apresentar o primeiro temporal ou de "leite" aos quatro meses de idade, outros aos seis e inclusive até os doze meses. Há bem poucos casos que aconteçam depois do primeiro ano de vida e, se isso ocorrer, é necessário levar a criança ao dentista para procurar a possível causa deste atraso.

Leve em conta que é totalmente normal que os dentes saiam a diferentes idades, porque se trata de um padrão hereditário que é repassado de pais e avôs para os filhos. Provavelmente se você ou seu parceiro tiveram uma erupção dentária mais tardia, seu filho também terá, mas até o primeiro ano de vida pode ser considerado normal.

Por isso, quando o momento chegar, queira ou não, o bebê iniciará um processo que muitas vezes o fará sentir desconfortável e morder tudo o que estiver ao seu alcance.

Sinais de que estão saindo os dentes a seu bebê

 

Tratamento

Durante este período, é inevitável que os bebês sintam desconforto e coceira nas gengivas. Por isso, o estado de ânimo muda e provavelmente ficarão irritáveis. Há casos em que também aparece febre, mas ainda não foi demonstrado que a saída dos dentes seja a causa direta.

Para mitigar estes sintomas, você deve friccionar as gengivas do bebê com seus dedos ou dar-lhe alguma coisa para mastigar, preferencialmente fria. Se ele sentir maior desconforto, consulte com o pediatra sobre qual remédio pode lhe dar para que fique tranquilo e possa dormir sem problemas.

Higiene

A higiene bucal do bebê deve começar antes da saída dos dentes para evitar infecções de fungos pelos acúmulos de leite, estimular as gengivas e começar a familiarizar a criança com o hábito da escovação.

No início, a limpeza é feita com um pano umedecido em água fervida, duas ou três vezes por dia, depois da ingestão de leite. Quando os primeiros dentes saírem, será necessário manter a mesma técnica até a saída dos molares temporais, em que começaremos a usar uma escova infantil.