Bebês 1-3 Anos

Estimular a criatividade nas crianças

Jogos

 

É muito importante motivar os filhos para um bom desenvolvimento pessoal. Você pode lançar mão de diferentes elementos, como brinquedos ou qualquer coisa que chame a atenção.

Desde o mais cedo possível, é necessário estimular a criatividade das crianças, seja através da música, do canto ou de elementos visuais, como os móveis.

E, à medida que crescerem, é importante incluir brinquedos de diferentes cores e texturas. Uma psicóloga, Alejandra Arjona, indica "mostrar e esconder as coisas".

"Não se trata só de reforçar aspectos intelectuais, como sua capacidade para a leitura ou o cálculo matemático, mas a estimulação precoce também contempla os aspectos físicos, sensoriais e sociais do desenvolvimento", menciona.

Algo muito importante é a repetição e a constância, para cada atividade de estimulação. Conforme a psicóloga infantil, a estimulação durante os primeiros seis anos de vida é fundamental para o desenvolvimento neurológico. Assim, é potencializado o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional da criança, ao mesmo tempo em que é respeitado seu crescimento individual.

Então, os estímulos devem ser realizados em relação com as fases de crescimento em que a criança estiver, quer dizer, seu grau de desenvolvimento individual. No começo, as atividades focam em reforçar o vínculo emocional, o qual pode ser feito através de massagens e estímulos sensoriais. Depois, são realizados exercícios de motricidade grossa, fina, concentração e linguagem.

É preciso levar em conta que a estimulação não quer dizer pressão; também não é positivo comparar a criança com outros, já que o objetivo é motivar o potencial individual, respeitando seus tempos, bem como ensinar-lhe atividades apropriadas que fortaleçam sua autoconfiança, iniciativa e aprendizagem. Pelo contrário, se a estimulação for excessiva, pode ser prejudicial. A psicóloga assinala que "a estimulação deve ter um sentido. As crianças devem desfrutar do que estão fazendo, devem estar motivados. Mas se a criança for perseguida, não será obtido um melhor desenvolvimento mental e sensorial, já que devem ter seu tempo de descanso, de não fazer "nada", ou simplesmente pesquisar aquilo que desejam".

Os brinquedos ou elementos que sejam usados para esta finalidade devem ser coloridos e fáceis de manusear, para ajudar a criança a descobrir coisas, procurando sempre estar junto a ela para apoiar estes processos.